Vem com a gente em uma viagem pelo Brasil, em busca de turismo de aventura na região Sudeste!

Estava chegando as férias do final do ano e ainda estávamos em dúvida sobre o que fazer. Tendo como única certeza passar o Natal no estado de Espírito Santo com a família do Gabriel, escolhemos a forma de viajar mais trabalhosa (mas também a mais divertida).

Partimos de carro para uma viagem de 3 semanas por locais mais alternativos do Sudeste do Brasil:

Montanhas e turismo rural pouco conhecidos do Espírito Santo, belezas naturais e o maior centro de arte ao ar livre em Minas Gerais, além de praias onde não chegam carros e com campings à beira do mar no Rio de Janeiro.

Essa trip está resumida no primeiro vídeo do Local Planet. Então aumenta o som e aperta o play:

[new_testimonials main_style=”style-1″ main_layout=”layout-1″ subtitle=”Co-fundador Local Planet” description=”“Apesar do pouco tempo que tínhamos e do longo trajeto a percorrer, além dos perigos e desafios encontrados nas estradas brasileiras, a viagem de carro nos proporcionava maior liberdade para desfrutar de todo o caminho. E vou te dizer, valeu a pena! O Brasil é incrível e a todo momento há lugares maravilhosos para uma boa parada de descanso: seja uma cachoeira, praia ou cidade histórica.“” title_font_options=”tag:div” subtitle_font_options=”tag:div” author=”Gabriel Bungenstab Coutinho” quote_color=”#dd9933″]

Turismo de Aventura no Brasil – Sudeste

Nossos planos ambiciosos visavam escaladas em rocha, trilhas em montanhas, relaxar na praia e fazer snorkeling.

Então o Gabriel pesquisou lugares que iríamos cruzar no caminho, salvou alguns contatos de pousadas, campings e mapas no celular. #PlanejamentodaViagem

Contudo, deixamos várias opções em aberto de forma que mesmo que houvessem imprevistos de tempo, estrada e nosso cansaço, teríamos ótimas opções para curtir no caminho.

Com ele eu venho aprendendo a se preocupar menos com a parte de planejamento, deixando as coisas nos surpreenderem pelo caminho. E as surpresas costumam ser boas, muito boas. (:

A região Sudeste do Brasil guarda muitas belezas e mesmo conhecendo só algumas delas, já foi maravilhoso!

Os locais que estão no vídeo são:

Espírito Santo

√ Três Pontões

A montanha Três Pontões fica em Afonso Cláudio, que faz parte de um circuito na serra capixaba. A trilha é curta, 6 km de ida e volta, mas com trajetos bem íngremes. O local fica em propriedade particular e a saída da trilha é em uma pousada, acompanhada de guia. Começa já em 820 m de altura e chega a 1.100.

Contato guia: Itamar (27) 99845-9473 /  [email protected]

√ Pedra Azul

A gente se hospedou em Domingos Martins, onde fica a montanha lindíssima Pedra Azul e é também destino de turismo rural.

Curtimos muito também fazer compras direto com os produtores da região de itens como: morango, cogumelo, vinho, massas artesanais e frutas. Os locais de produção estão espalhados por toda cidade.

√ Vitória

Capital do estado, que para mim é uma mistura das belezas naturais do Rio de Janeiro com pitadas das culturas de Minas Gerais e Bahia.

A gente foi visitar família, mas fizemos bastante coisa por lá também, como curtir as praias da Ilha do Boi, visitar o Convento da Nossa Senhora do Carmo e a Praça da Ciência.

Minas Gerais

√ Instituto Inhotim

Esse local deveria fazer parte da lista dos sonhos de qualquer pessoa – até mesmo daqueles que não são fãs de arte. A experiência é de imersão, passando por galerias e instalações de arte moderna…uma mais incrível que a outra. E tudo isso cercado por um jardim botânico de tirar o fôlego!

√ Serra do Cipó

Parque Nacional com uma floresta “encantada”, recheada com muitas cachoeiras, trilhas, grutas e setores de escalada de alto nível. Ficamos uma semana por lá e a vontade foi de ficar mais!

Ficamos no abrigo recém fundado do incrível Tom, Árvore do Viajante. Além de amigo, um ótimo guia, que levou a gente para os melhores setores de escalada e deu os melhores betas.

Camping, Hostel e Guia: Tom, (31) 99649-4243

√ Tabuleiro

Uma olhada de longe na cachoeira de 273 m de altura já valeria a pena! Só que fica ainda melhor, porque dá para fazer uma trilha até lá, nadar e chegar muito perto da queda.

Rio de Janeiro

√ Praia do Sono

A praia faz parte do município de Paraty, mas fica mais afastada. É uma vila de pescadores, onde o acesso é apenas por trilha ou de barco. Lá campings à beira do mar, nada de carros e muitas belezas naturais nos aguardavam!

√ Praia Punta Negra:

Praia lindíssima também, que fica próxima da Praia do Sono. A trilha entre as praias é maravilhosa, com várias outras praias pelo caminho, cachoeiras que desaguam no mar e vistas de tirar o fôlego.

Sugestão de Roteiro e Cronograma

  • Dia 1: Estrada ou viagem
  • Dia 2: Paraty e Praia do Sono (RJ)
  • Dia 6: Paraty (RJ) – Vitória (ES)
  • Dia 9:Vitória (ES)- Pedra Azul (ES)
  • Dia 12: Pedra Azul (ES) – Serra do Cipó (MG)
  • Dia 17: Serra do Cipó (MG) – Inhotim (MG)
  • Dia 20: – Inhotim (MG) – viagem de volta

Boa viagem!

Autor

Oi! Sou co-fundadora do Local Planet e diretora da Enlink, agência de marketing digital. Nascida e criada em Foz do Iguaçu - PR, pratico escalada em rocha e corrida de rua, sou DJ no Brothas N Sista, fã de alimentação saudável e programações culturais.