Paraty é um destino do Rio de Janeiro que compõe a Estrada Real, a maior rota turística do Brasil.

Assim, atrai visitantes de todas as partes do país, sendo especialmente frequentada por moradores da região, que sempre fazem bate-volta ao local.

E, a apenas 232 km da capital do estado, tendo se tornado um refúgio para quem quer alguns dias de paz e tranquilidade, longe do caos da grande cidade.

Fundada em 1667, Paraty ainda mantém a arquitetura colonial típica da época, principalmente no Centro Histórico.

Além disso, há mais de 50 praias, 65 ilhas, trilhas e spots naturais repletos da fauna e flora típicas da Mata Atlântica.

A seguir, você vai descobrir o que fazer em Paraty com base nos relatos de quem já morou e visitou o local.

Confira mais um guia de viagem do Local Planet!

O Que Fazer em Paraty: Te Ajudamos a Montar o seu Roteiro

A seguir, você encontrará dicas de passeios em Paraty para compor o seu roteiro, seja ele focado nas cachoeiras, praias ou na parte urbana da cidade.

Saco do Mamanguá

O Saco do Mamanguá é o único fiorde tropical do mundo!

Um fiorde é um braço de mar com montanhas nas laterais. Legal, né? Só isso já vale um check-in no local! 

Assim, o visitante navega por 10 km de inúmeras praias que aparecem e desaparecem de acordo com a maré, tendo a possibilidade de explorar cada uma delas, como é o caso da Praia do Engenho.

Também é através do Saco do Mamanguá que se inicia a trilha do Pico do Pão de Açúcar, o que dá uma visão incrível da paisagem.

O passeio é disponibilizado pelas empresas e profissionais que fazem os tours de lancha pela região.

Ponta da Juatinga

A Ponta da Juatinga é, sem dúvidas, um dos litorais mais bonitos e tranquilos de Paraty, indispensável para quem está buscando paisagens paradisíacas. 

Apesar de estar situado entre as duas maiores cidades do país, ainda conserva sua beleza natural e rusticidade. 

Assim, dispõe de dezenas de pequenas vilas habitadas por caiçaras, nativos do litoral, pescadores e trabalhadores que vivem do turismo na região – pessoas muito simpáticas e receptivas. 

Além disso, há praias desertas e muitas cachoeiras, a maiorias das quais só se pode chegar por trilhas ou de lancha.

Praia do Sono

A Praia do Sono, uma das 5 mais bonitas do país, é porta de entrada da península pelo lado sul. 

Aliás, sua localização privilegiada entre montanhas e a vibe hippie faz com que o cenário seja de tirar o fôlego.

Dentre suas maiores vantagens, é que ela dispõe de toda a estrutura necessária para uma estadia completa, com centenas de sombreros, campings, restaurantes e bares – tudo à beira mar!

IMPORTANTE

Apesar de possuir boas opções para café da manhã, almoço e jantar, não há nenhum mercado na Praia do Sono. Ou seja, leve tudo que precisar, como: lanches para comer nas trilhas, protetor solar, etc.

Além disso, os moradores da Praia do Sono disponibilizam suas casas para aluguel e, apesar da simplicidade, são muito aconchegantes e limpas.

Então, basicamente, o viajante pode desfrutar do seu dia em meio à perfeição da paisagem, tomando banho na água morna e cristalina do mar.

E, quando se sente disposto, pode partir para as aventuras nas praias e cachoeiras do restante da península:

As nossas favoritas são a do Poço do Jacaré, que tem apenas 1 km. Ou seja, é de nível fácil, ideal para iniciantes. Sua entrada fica ao lado da igreja do Centro da Praia do Sono. 

Além dela, há a Trilha Antigo e Antiguinhos, que fica no final da Praia do Sono, atravessando o rio que desemboca no mar.

Ponta Negra 

É uma pequena vila de pescadores, porém mais povoada que a Praia do Sono. 

Assim, o lugar é exótico e com um visual incrível, situado ao meio de dois grandes morros, como uma pequena extensão de praia onde rolam as atividades locais.

Além disso, possui belas praias e cachoeiras em volta.

Centro Histórico de Paraty

O Centro Histórico de Paraty, com suas ruas de pedras e arquitetura colonial, representa uma viagem ao século XIX.

Então, dentre os principais atrativos, estão suas quatro catedrais, como é o caso da Igreja da Santa Rita, onde fica o Museu de Arte Sacra.

Nossa recomendação é que você invista em um tour guiado para conhecer cada detalhe da história e cultura local. 

CURIOSIDADES

  • O local foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO
  • Não é possível acessar o Centro Histórico de carro, somente a pé. 

Tour pelas Cachaçarias

A cachaça é um elemento super importante da história de Paraty, já que no século XVIII foi utilizada como moeda de troca no comércio.

Assim, são inúmeros alambiques para visitar, onde os turistas podem fazer um tour e aprender sobre as particularidades de cada tipo de cachaça.

Aliás, um dos mais conhecidos é o alambique da Maria Izabel, uma figura local que produz a cachaça que leva seu nome.

Outros importantes são:

  • Alambique do Coqueiro
  • Engenho D’Ouro
  • Paratiana

Assim, a cidade ainda é também conhecida pela fabricação de alguns dos melhores aguardentes do país.

Hospedagens: Onde Ficar em Paraty

A primeira coisa a se considerar antes de escolher uma hospedagem em Paraty, é a região dos atrativos que entrarão no seu roteiro.

Por exemplo, se você pretende ficar só na praia, o ideal é escolher a sua favorita e encontrar uma hospedagem próxima.

Em Paraty também existem muitas opções de campings de frente para o mar. 

No entanto,  podem ser caros na alta temporada, mas é possível negociar caso fique mais dias. 

Além disso, muitos nativos oferecem suas casas e jardins para receber os turistas, e ainda há as hospedagens do Centro Histórico, que são ótimas opções, especialmente para aproveitar os restaurantes, bares e a vida noturna de Paraty. 

Veja as opções do Booking que selecionamos por ordem de custo-benefício:

Curiosidades Sobre Paraty

Como você já pôde notar, Paraty é uma cidade geograficamente singular, além de ter uma história e cultura muito fortes.

Então, veja algumas curiosidades sobre o local:

  • A cidade é inteiramente abastecida pelas voadeiras dos locais (pequenas lanchas a motor). Assim, quando alguém precisa realizar alguma reforma ou ampliação de uma casa, além das autorizações ambientais, é necessário trazer todo o material por lanchas, assim como levar todo o entulho de volta.
  • As lanchas também desempenham um importante papel no turismo, já que elas são as principais responsáveis pelo transporte dos visitantes às praias.
  • A península da Juatinga não é atendida pela prefeitura de Paraty, deixando ao encargo dos nativos a organização de serviços públicos, tais como coletas, que também é feito por meio de lanchas.
  • Um grupo de investidores nos anos 90 viu o potencial da região e comprou uma extensa área de terra dos nativos da Vila de Laranjeiras e tornou hoje o local em um condomínio de luxo. Ao que parece, o condomínio acabou empregando uma boa parte da comunidade também. 

Por fim, nunca é demais lembrar sobre a responsabilidade de preservar o ambiente tal como está hoje, tanto culturalmente quanto ambientalmente, ok?

E aí, gostou do nosso guia de Paraty? Se você também já visitou o local e quer deixar recomendações para outros viajantes, compartilhe aqui nos comentários!

Imagens: Unsplash e Shutterstock

Autor