As Cataratas del Iguazú na Argentina ficam no Parque Nacional Iguazú, que foi criado em 1934.

E, além do acesso privilegiado à Garganta do Diabo, no lado argentino está a maioria das quedas d’água e é possível observá-las bem de perto! 

Assim, a visita ao lado argentino e também ao lado brasileiro das Cataratas do Iguaçu são imperdíveis, proporcionando vistas e experiências que se complementam.

Continue lendo esse guia, feito por pessoas locais de Foz do Iguaçu, para saber por que você precisa reservar o dia inteiro para curtir as Cataratas argentinas, em Puerto Iguazú.

Vamos lá?

Por que Visitar as Cataratas del Iguazú?

Visitar as Cataratas del Iguazú na Argentina oferece uma experiência inesquecível a todos os fãs de uma boa aventura, mas também àqueles que apreciam longos momentos de contemplação e contato com a natureza.

Veja, a seguir, 3 motivos para ir ao parque: 

1. Imersão na Natureza:

As passarelas e trilhas no lado argentino das Cataratas del Iguazú permitem uma aproximação íntima com a natureza.

Então, diferente de qualquer outro lugar, é possível sentir os respingos das quedas d’água, ouvir o som dos animais, respirar o ar puro da mata e observar as cataratas de vários ângulos. 

A Garganta del Diablo, por exemplo, oferece um espetáculo de força e poder, e pode ser observado de uma plataforma a poucos metros de distância.

2. Biodiversidade:

O Parque Nacional é um verdadeiro refúgio da biodiversidade. 

Assim, caminhando pelas trilhas, o visitante tem a oportunidade de interagir com uma flora e fauna únicas. 

Ou seja, é a chance de ver de perto animais como tucanos, macacos e borboletas em seu habitat natural, além de uma enorme variedade de plantas tropicais.

3. Aventura e adrenalina:

Para aqueles que buscam mais do que apenas observar, o lado argentino das Cataratas del Iguazú oferece aventuras emocionantes. 

Por exemplo, os passeios de barco que levam os visitantes até bem perto das quedas proporcionam uma dose de adrenalina e uma perspectiva totalmente diferente das cataratas. 

Além disso, há opções de trilhas que permitem explorar o parque de maneiras únicas.

Qual a Diferença das Cataratas do Iguaçu Argentina para as Cataratas no Brasil?

Em primeiro lugar, o lado brasileiro das Cataratas tem apenas uma trilha principal, que oferece uma perspectiva frontal das quedas. 

Enquanto isso, o lado argentino tem quatro trilhas principais que oferecem uma visão lateral e superior das quedas. 

Ou seja, na maioria dos trechos, o visitante caminha por passarelas em cima do rio Iguaçu. 

Além disso, o transporte de acesso às quedas do lado brasileiro é feito com um ônibus do parque. Já no lado argentino, o trajeto é feito de trem.

Portanto, podemos afirmar que, do lado brasileiro, o visitante tem uma visão privilegiada das cataratas. Mas, do lado argentino, a aventura e a experiência de contato com a natureza são muito mais intensas.

Ou seja, cada um tem suas próprias particularidades, capazes de proporcionar experiências únicas aos visitantes.

Quanto Custa a Entrada das Cataratas Argentina?

A entrada das Cataratas Argentina custa 20 mil pesos argentinos para brasileiros adultos e 10 mil pesos argentinos para crianças entre 6 e 16 anos.

Então, devido a variação do câmbio, o ideal é que você consulte o valor em real no momento da compra.

E, ao final do primeiro dia de visita, é possível validar seu bilhete e obter 50% de desconto pelo segundo dia consecutivo.

Quanto Tempo Dura o Passeio nas Cataratas Argentina?

O tempo de duração do passeio pode ser de aproximadamente 4h30, a depender dos circuitos que você escolher fazer.

Além disso, é preciso considerar o tempo de deslocamento até as Cataratas del Iguazú, que ficam a aproximadamente 30 km do Centro de Foz do Iguaçu.

Assim, recomendamos reservar o dia inteiro para esse passeio ou até mesmo dividi-lo em dois dias.

Cataratas del Iguazú: Endereço e Horários de Funcionamento

As Cataratas del Iguazú ficam na Ruta 101, Km 142, N3370, na cidade de Puerto Iguazú, província de Misiones, Argentina.

O horário de funcionamento é de domingo a domingo, das 8h às 18h

Circuitos e Trilhas das Cataratas del Iguazú na Argentina

DCIM\101GOPRO\GOPR3193.JPG

Com quatro opções de circuitos (todos incluídos no ingresso do Parque), o ideal é reservar pelo menos um dia inteiro para explorá-los:

  • Circuito inferior: com 1.700 m  (com grande desnível e 75% acessível; duração 1h30), esse trajeto percorre a base de algumas cachoeiras. Os principais pontos são o Salto Bossetti e a bela vista da Isla San Martín, em meio aos cânions do Rio Iguaçu e com a Garganta do Diabo ao fundo.
  • Circuito superior: são 1.750 m (de percurso plano e totalmente acessível; duração 1h), com diversos saltos e mirantes na parte superior das quedas d’água. Destacam-se os saltos Chico e Bossetti, um ponto para fotografar uma sequência de quedas, e o majestoso Salto San Martín, com vista para a ilha e grandiosidade do Parque Nacional. Se tiver tempo para apenas um dos circuitos + Garganta do Diabo, recomendamos esse!
  • Sendero Verde: a trilha tem 650 m (de percurso plano e totalmente acessível; duração 10 minutos) em meio a selva e permite a visualização de diversas espécies, como tucanos, macacos, quatis e até jacarés.
  • Trilha Macuco e Salto Arrechea: essa é a trilha mais selvagem e menos visitada do Parque Nacional Iguazú (pouco acessível; abertura sujeita ao clima das 8h às 15h; duração 3h). São 3.500 m de caminho de terra, atravessando território dos macacos Caí, que culminam no belo Salto Arrechea e seu poço d’água.

*A visita à Ilha San Martín e o passeio de barco Aventura Náutica estão suspensos, por manutenções no cais da embarcação.

** A trilha que leva à Garganta do Diabo também está temporariamente fechada devido ao mau tempo.

Outras Experiências no Parque Nacional Iguazú na Argentina

Explore por água

Para ver e sentir algumas quedas ainda mais de perto, há passeios de barco pelo Rio Iguaçu: 

A opção Gran Aventura inclui trajeto de 5km com carro em meio à selva, acompanhado de guias que falam espanhol e inglês.

E,  após esse trajeto, há um percurso de 6 km em bote inflável, aproximando-se dos Saltos Tres Mosqueteros e do poderoso San Martin – onde todos se molham, passando pelo “batizado” nas Cataratas. 

A saída é da Estação Central, embarcando no trêm panorâmico, com duas paradas: na Estação Cataratas e Garganta del Diablo.

  • Horário: passeio com reservas. Apresentar-se 10 minutos antes
  • Preço do ingresso: consultar no site
  • Duração: 1h20

O Passeio Ecológico é uma descida de 2,5km com bote inflável remado pelo guia, que fala espanhol e inglês. Um passeio suave, com observação das margens do Rio Iguaçu. Saída da Estação Garganta do Diabo.

  • Horário: Consultar horários e apresentar-se 10 min antes
  • Preço do ingresso: consultar no site
  • Duração: 30 min

Sob a luz da lua

Caminhar dentro do Parque Nacional Iguazú à noite e admirar a imponente Garganta do Diabo sob a luz da lua são experiências surreais!

Portanto, suba a bordo do Trem Ecológico para começar esse passeio noturno, então caminhe por 1.100 m na passarela sobre o Rio Iguaçu para chegar ao mirante e observar as Cataratas – se tiver sorte, pode ver até um arco-íris de prata!

  • Horário: 19h45, 20h30, 21h15 – Cinco noites por mês, consulte datas no site
  • Preço dos ingressos: consultar no site
  • Duração: 2h30 passeio

Dicas: Programe-se para visitar as Cataratas del Iguazu!

  • Descanse bem na noite anterior e comece o dia cedo, para ter pelo menos 8h para explorar o parque argentino
  • Não perca o Circuito Superior e a Garganta do Diabo! 
  • Se quiser voltar no dia seguinte, valide seu ingresso para ganhar 50% de desconto

Qual a Melhor Época para Visitar as Cataratas do Iguaçu Argentina?

Uma boa alternativa é visitar as Cataratas do Iguaçu Argentina nos meses de outono e primavera, que ocorrem respectivamente de março a junho, e setembro a dezembro. 

Afinal, é quando as temperaturas são amenas e o parque não está tão cheio por causa da alta temporada.

Outro ponto importante a se considerar é o período de chuvas na cidade, que acontece na primavera e influencia diretamente na vazão das cataratas, tornando a visão ainda mais espetacular.

No entanto, não há necessidade de se limitar, já que é possível aproveitar o passeio e se surpreender com as suas belezas em qualquer época do ano.

Transporte no Parque Nacional Iguazú – Trens das Cataratas Iguazú

O transporte dentro do parque é feito com o Trem Ecológico da Selva, que liga três estações: 

  • Central – logo após o centro de visitantes
  • Cataratas – 700 metros depois, até as entradas dos Circuitos Inferior e Superior
  • Garganta do Diabo – 3 km após a anterior

Além disso, é possível fazer os trajetos a pé e o 1º (entre as estações Central e Cataratas) pode valer a pena, caso a fila para o trem esteja grande. 

E, em relação a acessibilidade, no trem tem lugares para cadeira de rodas e carrinho de bebê.

  • Importante! É necessário pegar ingresso para cada trajeto de trem, em casinhas que ficam próximas às estações. Já está incluído no preço da entrada.

Onde Comer no Parque Nacional Iguazu

Há lanchonetes com empanadas ou lanches rápidos.

Além disso, há o restaurante La Selva, que serve buffet de comida argentina

  • Horário: Todos os dias; 11h30-15h30
  • Preço: $$ – $$$

E, ainda dentro do Parque Nacional,  temos também o restaurante Fortin Cataratas, que oferece buffet livre somado ao clássico churrasco argentino, além da famosa Parrilla, pratos quentes, saladas e sobremesas.

  • Horário: Todos os dias; 08h-16h30
  • Preço: $$ – $$$

Informações Importantes Sobre as Cataratas Iguazú!

  • Os ingressos podem ser pagos em pesos argentinos ou cartões. Há caixas eletrônicos e casas de câmbio na entrada do parque
  • Para entrar na Argentina leve o passaporte (todas as nacionalidades) ou documento de identidade emitido há menos de 10 anos (apenas para Mercosul) ou carteira de motorista dentro do prazo de validade (para Brasil). Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou ter documento judicial de autorização de fronteira
  • Para transitar de carro na Argentina, é necessário fazer o seguro Carta Verde

O Que Levar para as Cataratas del Iguazú

  • Calçado confortável para caminhar
  • Garrafa para abastecer com água nos bebedouros
  • Roupas de banho ou que sequem rápido
  • Protetor solar 
  • Óculos de sol
  • Chapéu
  • Muda de roupas e toalha (principalmente se fizer o passeio de barco)

Como Chegar nas Cataratas na Argentina – no Parque Nacional Iguazú

  • Ônibus: em Foz do Iguaçu, pegue qualquer uma das 3 empresas que levam para Puerto Iguazú (ponto ao lado do terminal de ônibus TTU / 7h-19h30 e a cada 40 min). 

Assim, o ônibus fará parada na fronteira argentina, todos os passageiros passam pela imigração e então esperam pelo próximo ônibus – usando a mesma passagem – que vai até a rodoviária. 

De lá, pegue ônibus linha “Cataratas/Waterfalls/Iguazu Falls” (7h-20h e a cada 30 min) até o Parque Nacional Iguazú  

  • Estacionamento: no próprio local e pago

O que Fazer em Puerto Iguazú – Argentina?

DCIM\101GOPRO\GOPR2358.JPG

Puerto Iguazú é uma cidade encantadora e, além das Cataratas, reserva ótimas experiências aos visitantes, em especial no que diz respeito à gastronomia e aos passeios noturnos.

Um dos principais pontos que atraem turistas que visitam a região, é o Cassino Iguazú, localizado a poucos metros da aduana. 

Além disso, há um Duty Free Shop, vinotecas, restaurantes com a clássica culinária argentina e a feirinha no centro da cidade. 

Por fim, é possível observar um belíssimo pôr-do-sol à beira do rio na Costanera argentina, onde também fica localizado o Marco das Três Fronteiras.


E aí, gostou do nosso guia e dicas para curtir ainda mais o seu passeio até as Cataratas del Iguazú, na Argentina?

Então, depois, aproveite e deixe um comentário aqui de como foi a sua experiência!

Agora, desejamos uma boa visita!! (:

Escrever um comentário