Vitória – Espírito Santo é um arquipélago composto por 33 ilhas que guardam boas surpresas para quem decide apreciá-las.

Somando mais de 450 anos, suas ruas, praças, pontos turísticos e praias são repletas de história, tornando-a um dos berços da cultura capixaba.

Assim, quando o assunto é o que fazer em Vitória Espírito Santo, é inevitável mergulhar nos costumes e tradições e, claro, se encantar com o local.

Então, continue a leitura do nosso guia de viagem para Vitória – Espírito Santo, e monte já o seu roteiro turístico pela capital capixaba.

O Que Fazer em Vitória Espírito Santo: Lugares que não Podem Ficar de Fora do seu Roteiro

Imersão na Natureza

Por estar localizada na Mata Atlântica, você já deve imaginar que Vitória é cercada por natureza, certo? 

Assim, fazer as trilhas do Parque Municipal Gruta da Onça é uma atividade que nós recomendamos para uma imersão na fauna e flora típicas da região.

Além dele, há o Parque da Fonte Grande, que pode ser percorrido de carro ou a pé, contando com passeios esporádicos com hora marcada, como o da Lua Cheia e a Caminhada Ecológica da Pedra dos Olhos.

Aliás, a Pedra dos Dois Olhos é outro ponto atrativo turístico natural que não pode sair do seu roteiro se você é um verdadeiro fã de aventuras outdoor. 

Isso porque a trilha é de nível difícil e também porque é necessário fazer um trecho de escalada para acessar o topo do morro. 

Ou seja, nada de ir despreparado, ok? 

DICA

Escolha um tênis adequado, coloque uma roupa confortável e prepare a sua mochila de trekking com água, snacks, protetor solar, repelente e outros acessórios que possam te ajudar no percurso.

Tour Pelas Praias

Claro que as praias não poderiam ficar fora do seu roteiro, já que Vitória é uma ilha e, o que não faltam, são spots litorâneos para você explorar. 

Portanto, você pode começar o seu tour pela Praia d’Ulé, que é perfeita para tomar um banho de mar, já que ela é totalmente plana. 

Ou seja, você não vai precisar se preocupar com buracos ou bancos de areia. Apesar disso, ela forma as ondas ideais para quem curte surfar, em especial quem está iniciando a prática. 

Já a Praia da Costa (Vila Velha) é mais agitada, portanto é a mais recomendada para ir além das atividades na areia e na água. 

Afinal, ela é cercada de bons hotéis e restaurantes, quiosques e outros tipos de comércios.  

Enquanto isso, a Ilha do Boi fica em um bairro residencial de Vitória, o que faz com que ela seja mais indicada para quem quer paz e tranquilidade à beira-mar. 

Além das águas calmas e cristalinas, você também pode ter a sorte de ver animais marinhos, como as tartarugas. 

E, por falar em tartarugas, não deixe de visitar o Projeto Tamar de Vitória para conhecer um pouco mais sobre as iniciativas de preservação das espécies marinhas.

>>Veja as Dicas de Viagem do Local Planet!<<

Explore a Cidade

O lado urbano de Vitória não fica atrás dos atrativos naturais, já que conta a história e representa a identidade do povo local.

Então, coloque no seu roteiro o Museu de Arte do Espírito Santo, que recebe exposições itinerantes e conta com uma biblioteca com mais de 3.000 títulos.

Além disso, uma caminhada pelo Centro Histórico pode garantir um panorama histórico e cultural de Vitória.

Assim, aproveite o passeio para visitar o Palácio Anchieta, sede do poder executivo do estado do Espírito Santo.

Também é no Centro Histórico que o turista pode ter uma boa perspectiva do lado religioso da cidade, visitando suas principais catedrais.

E, por falar em turismo religioso, é na capital do Espírito Santo que fica o primeiro Mosteiro Zen-Budista da América Latina, o Mosteiro Zen Morro da Vargem.

Outras atrações de Vitória incluem:

  • Fábrica da Garoto
  • Bike Vitória
  • Convento da Penha
  • Parque da Ciência
  • Planetário de Vitória

O Que Fazer à Noite em Vitória 

O Triângulo das Bermudas é um calçadão e deve estar no topo da lista de quem quer explorar o lado noturno de Vitória, em especial por conta de seus inúmeros restaurantes, bares e boates. 

CURIOSIDADE

O lugar recebeu esse nome pois, assim como no verdadeiro Triângulo das Bermudas – onde desaparecem navios e aviões sem deixar rastros – no Triângulo das Bermudas de Vitória os moradores também costumam “se perder” após o happy hour

Hotel em Vitória Espírito Santo: Onde Se Hospedar?

Vitória, apesar de ser uma capital litorânea, tem um “ar” de cidade do interior e essa característica também se manifesta nos preços praticados pelas hospedagens.

Ou seja, geralmente, é possível escolher um hotel de qualidade sem gastar muito. 

Então, selecionamos através do Booking as acomodações em ordem crescente de custo-benefício:

Além deles, você também pode explorar as opções de casas e apartamentos para alugar por temporada na plataforma do AirBnB.

Turismo em Vitória Espírito Santo: Quando Ir?

Vitória é uma cidade quente, com temperaturas altas durante todo o ano, especialmente no verão, que vai de dezembro a março.

Assim, no aspecto climático, se a ideia é aproveitar as praias, essa é a melhor época para ir à cidade.

Apesar disso, esses também são os meses de alta temporada, quando a capital fica cheia.

Ou seja, se você quer evitar multidões, talvez deva considerar uma visita em outros períodos do ano, como o outono, o inverno ou a primavera

Garantimos que o frio não vai te impedir de aproveitar ao máximo os principais atrativos da cidade.

E aí, gostou do nosso guia turístico de Vitória Espírito Santo? Se você tem alguma dica ou recomendação sobre a cidade, não deixe de compartilhar com outros viajantes aqui nos comentários! 

Imagens: Fernando Madeira/MTur e Vitor Jubini/MTur

Autor