Saber como entrar no Paraguai é uma informação importante caso você pretenda visitar o país nos próximos dias.

O Paraguai  faz fronteira com o Brasil em diversos pontos do seu território e, um dos mais conhecidos fica em Foz do Iguaçu que, juntamente à Argentina, formam a Tríplice Fronteira.

Além disso, o país é conhecido e recebe um grande fluxo de pessoas no ano por conta das famosas compras no Paraguai.

Então, assim como em qualquer país do mundo, é necessário entender algumas burocracias e portar alguns documentos para entrar no Paraguai

Portanto, para que a sua travessia na aduana seja livre de imprevistos e complicações, vamos te mostrar tudo o que precisa para entrar no Paraguai, tanto pelo lado brasileiro quanto argentino da fronteira. 

Vamos lá?

Como Entrar no Paraguai: Meios de Transporte

Aéreo

O Paraguai conta com apenas três aeroportos em seu território. 

O principal deles fica em Assunção, a capital do país, e é o único que opera voos internacionais. Ou seja, é a única forma, via aérea, de aterrissar direto no Paraguai.

Outras duas maneiras são aterrissando no Aeroporto de Foz do Iguaçu, no Brasil, ou no Aeroporto de Puerto Iguazú, na Argentina, e finalizando o trecho até o Paraguai por via terrestre.

Terrestre

Os meios terrestres para entrar no Paraguai podem variar entre carro, ônibus, moto ou van. Assim, tudo vai depender do seu ponto de partida e dos seus interesses pessoais.

A entrada pela ponte da Amizade, na fronteira com Foz do Iguaçu, é uma das mais conhecidas e movimentadas do mundo. 

Fluvial

Por fim, há a opção de entrar no Paraguai partindo da Argentina, na travessia de balsa entre as cidades de Puerto Iguazú e Presidente Franco.

Mas, fique atento, pois o funcionamento da balsa pode ser comprometido por fatores climáticos e pelo volume de água dos rios.

Documentos para Entrar no Paraguai

Os residentes de países do Mercosul podem entrar no Paraguai apenas com um documento de identidade (RG) ou Carteira de Habilitação Nacional (CNH), independente do meio de transporte que decidirem utilizar. 

Além disso, também é possível utilizar o passaporte, se você assim desejar. 

Um ponto importante de reforçar, é que o documento deve estar em bom estado de conservação e com as datas atualizadas. Caso contrário, você corre o risco de ter problemas para ingressar no país.

Documentos para Entrar no Paraguai de Carro

Caso você opte por entrar no Paraguai de carro, é obrigatório portar a CNH com data de validade atualizada e o documento de propriedade do veículo.

Além disso, você precisará de um Seguro Carta Verde com cobertura para o Paraguai ou Mercosul.

Por fim, o carro deve estar em bom estado de conservação, com os componentes e acessórios adequados às exigências técnicas. 

Por exemplo, deve haver cinto de segurança para todos os passageiros, um extintor de incêndio válido, macaco e pneu estepe.

Burocracias para Entrar no Paraguai

Por fim, a entrada no Paraguai por via terrestre, na divisa com Foz do Iguaçu, é bastante flexível e simples, eliminando diversas burocracias típicas de aduanas.

Como você viu anteriormente, não é necessário que brasileiros ou cidadãos do Mercosul tenham um visto para visitar o país. 

Mas, atenção! Mesmo com toda a flexibilidade, ainda é obrigatório portar os documentos citados acima. 

Outras burocracias envolvem o transporte de itens ilegais para dentro do país, como drogas, armas ou animais silvestres, por exemplo.

O que Você Deve Saber Antes de Ir ao Paraguai?

Além de estar ciente dos documentos para entrar no Paraguai e as burocracias do país, você precisa se atentar a outro fator muito importante.

O Paraguai se tornou um destino muito buscado por turistas do mundo inteiro por seu potencial de compras. 

E isso faz com que muitos brasileiros esqueçam que há uma cota de compras por CPF. 

Atualmente, a cota está em $500 para quem atravessa a fronteira a pé e $1.000 para quem está fazendo a rota aérea.

Dicas para Entrar no Paraguai com Tranquilidade

Evite Horários de Pico

Em primeiro lugar, você precisa saber que, muitas vezes, há filas que duram horas para quem atravessa a fronteira entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este de carro. 

E, como você já deve imaginar, elas pioram em certos momentos do dia, feriados ou alta temporada. 

Então, se você quer evitar essa situação, opte pela travessia de moto táxi, a pé ou evite horários de pico.

Não se Preocupe com o Idioma

No Paraguai, comumente se fala o guarani e o espanhol. 

No entanto, na fronteira com Foz do Iguaçu, as trocas culturais são tão intensas que a maioria dos paraguaios dessa região compreende e fala o português super bem. 

Então, esperamos que tenha gostado de entender um pouco sobre como entrar no Paraguai. Seguindo essas dicas, temos certeza que você não terá grandes problemas! 

E, se você está acostumado a atravessar a fronteira e tem uma dica especial para contribuir com outros leitores, escreva aqui nos comentários!

Imagens: Freepik e Gilmar Mattos – Flickr

Autor