A história de Foz do Iguaçu conta com muitos acontecimentos importantes, desde sua colonização até a consolidação do município como um polo multicultural.

Assim, existem muitos detalhes que muitas vezes não conhecemos, nem mesmo quem nasceu na cidade!

Então, se você deseja visitar Foz do Iguaçu, é interessante entender também como se deu sua construção, quem foram os primeiros habitantes e como chegamos até aqui.

Quer saber mais sobre a história do município de Foz do Iguaçu? Veja as informações que preparamos!

Qual é a História de Foz do Iguaçu?

A história de Foz do Iguaçu começou a ser registrada com a visita do colonizador Alvar Nunez Cabeza de Vaca, que durante expedição pela região encontrou as Cataratas. 

No entanto, antes da chegada de Cabeza de Vaca, os indígenas guarani já viviam por aqui. De etnia kaingang, estes povos eram muito numerosos e viviam na floresta que hoje é conhecida como Parque Nacional do Iguaçu.

Depois disso, a região ainda recebeu as missões jesuíticas e um forte processo colonizador por parte dos Bandeirantes no século XIX.

E, devido à região de fronteira, em 1889 foi criada a primeira Colônia Militar, fundada pelo Sargento José Maria de Brito. 

Além disso, foi ele o responsável por importantes relatos que contam sobre a fundação de Foz do Iguaçu como município.

Então, segundo seus escritos, a cidade foi fundada exatamente onde é o centro, na parte mais baixa da Avenida Brasil. Na época, ali corria o Rio Monjolo (rio que hoje é canalizado e não pode mais ser visto no centro).

Assim, a partir daí, Foz do Iguaçu começou a se consolidar como município, mas só teve um crescimento acentuado com a construção da hidrelétrica de Itaipu.

Qual é a Origem do Nome de Foz do Iguaçu?

O nome da cidade teve origem guarani. 

Assim, “Foz” vem do local onde desemboca o rio. E, no guarani, “y” (água) e “wasu” (grande), formam “Iguaçu”, significando assim, rio caudaloso.

História do Município de Foz do Iguaçu: Habitantes e Cultura

Quais Foram os Primeiros Habitantes de Foz do Iguaçu?

Hoje, os habitantes de Foz do Iguaçu são conhecidos pela sua diversidade cultural. Afinal, são cerca de 80 etnias presentes na cidade.

Pois, além dos primeiros habitantes, que foram os indígenas kaingang, também estão presentes os árabes, chineses, paraguaios, argentinos, japoneses, taiwaneses, entre muitos outros.

Assim, estima-se que a comunidade árabe (que é a segunda maior do Brasil), tenha começado a chegar nos anos 30, devido à região de fronteira. E, a partir dos anos 50, consolidaram-se como uma forte comunidade ligada ao comércio na tríplice fronteira.

Outra forte cultura presente na cidade é a asiática. Assim, os asiáticos começaram a chegar por volta dos anos 90 e hoje são a segunda maior comunidade da cidade. 

Além desses, há habitantes de diversos outros países da América Latina, devido à Universidade Federal da Integração Latino-americana, uma universidade internacional e bilíngue que recebe estudantes estrangeiros.

E, sem falar, é claro, em quem veio de outras cidades da região (colônias alemãs, italianas, polacas, etc), e mudou-se para Foz do Iguaçu nos últimos anos.

Então, Foz do Iguaçu é o local perfeito para conhecer outras culturas e se encantar com a diversidade de pessoas.

História de Foz do Iguaçu – Linha do Tempo

  • 1750 – Região é declarada território de Portugal, sendo integrado ao mapa do Brasil com o Tratado de Madrid
  • 1889 – Criação da Colônia Militar Iguassu: a maior parte dos habitantes eram argentinos e paraguaios, além de espanhóis e ingleses, que trabalhavam com extração de erva-mate e madeira 
  • 1914 – Fundação do Município de Vila Iguassu, com a posse do 1º prefeito, coronel Jorge Schimmelpfeng
  • 1916 – Santos Dumont, o pai da aviação, visita as Cataratas e intercede junto às autoridades, para que transformem em patrimônio público a área que pertencia ao uruguaio Jesus Val
  • 1918 – A cidade passa a se chamar Foz do Iguaçu, nome de origem guarani. Foz, em relação ao local onde o rio desemboca e, na origem primitiva, ü (água, rio) e wa’su (grande)
  • 1939 – Criação do Parque Nacional do Iguaçu, por meio de Decreto Federal, quando o turismo de visitantes às Cataratas já era a maior fonte de renda da cidade
  • 1956 – Lançamento da construção da Ponte da Amizade, que liga Brasil e Paraguai, sendo a obra finalizada 9 anos depois
  • 1974 – Início da construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu, com acordo entre Brasil e Paraguai para o aproveitamento do potencial hidrelétrico do rio Paraná
  • 1980 – Durante a construção da hidrelétrica, a cidade passou de 34 mil habitantes para 136 mil,  sendo destes, cerca de 40 mil operários
  • 1982 – São fechadas as comportas da usina e o Lago de Itaipu é formado. Um ano depois acontece o acionamento da 1ª turbina da hidrelétrica
  • 1985 – Inauguração da Ponte Tancredo Neves, que liga Brasil e Argentina 
  • 1986 – Parque Nacional do Iguaçu é tombado pela Unesco, como Patrimônio Natural da Humanidade, ato que fomentou o turismo e a procura pelo destino
  • 1995 – Fundação do Campus CEAEC (Centro de Altos Estudos da Conscienciologia) que atrai pesquisadores de todo país
  • 2010 – Criação da Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana), instalada na Itaipu. Bilíngue, recebe alunos de diversos países da América Latina
  • 2018 – Foz do Iguaçu tem cerca de 260 mil habitantes, é o 4º destino mais visitado do Brasil por estrangeiros e recebeu mais de 1,6 milhões de viajantes apenas em 2017

Como Visitar Foz do Iguaçu?

Então, agora que você já conhece a história de Foz do Iguaçu, que tal visitar essa cidade multicultural? 

Veja o que não pode faltar no seu roteiro:

  • Passeio pelo bairro árabe e Mesquita de Foz do Iguaçu
  • Visita ao Templo Budista e restaurantes asiáticos do centro da cidade, como Hokila, Cheiro Verde e Kim’s Food;
  • Aproveite o Sudaca’s Bar e Soy Loco por Ti, bares e restaurantes mais latino-americanos da cidade
  • Conheça o Ecomuseu de Itaipu, espaço dedicado a contar a história do município de Foz do Iguaçu e construção da Usina.

E aí, viu só como a história de Foz do Iguaçu é cheia de particularidades? Veja agora o que fazer em Foz do Iguaçu e aproveite o seu passeio!

Então, qual outro detalhe sobre a história de Foz do Iguaçu você conhece? Conte para a gente nos comentários!

Imagens: Wikimedia Commons e Camâra de Foz do Iguaçu