A cultura Foz do Iguaçu e fronteiras é formada por sua localização privilegiada. 

Portanto, muitos povos escolheram migrar para a Tríplice Fronteira, que foi se transformando em uma grande mistura de idiomas, culturas e sabores.

Então, tornando-se a nossa identidade! 

Com isso, contamos com o encontro entre o Brasil, Paraguai e Argentina, separados apenas pela confluência de dois imponentes rios.

Assim, ao sul de Foz do Iguaçu, está o majestoso Rio Iguaçu e uma das 7 Novas Maravilhas da Natureza: as Cataratas do Iguaçu, que fazem parte do Brasil e Argentina. 

E, ao norte, a potência do Rio Paraná, onde fica a obra de engenharia e arquitetura Itaipu, maior usina hidrelétrica do planeta em volume de produção, que pertence ao Brasil e ao Paraguai.

Portanto, para completar a sua viagem pela Tríplice Fronteira, separamos os principais atrativos e curiosidades culturais de cada local.

Confira!

Cultura  na Tríplice Fronteira: Brasil, Paraguai e Argentina

Templo Budista Chen Tien

Foz do Iguaçu se destaca pela diversidade cultural e religiosa. Assim, uma das boas surpresas é o Templo Budista Chen Tien.

Construído em 1996 pela comunidade chinesa que vive na região, é um local de muita beleza e paz. 

Então, como um presente para a cidade, conta com construções orientais e um jardim que abriga mais de 120 estátuas de Budas. 

Inclusive, dali tem-se uma vista linda da Ponte da Amizade, Foz do Iguaçu e Ciudad del Este, no Paraguai – é um bom local para levar uma canga e relaxar. 

Com isso, separe 1h para visitar e, para ir de ônibus, pegue a linha 103 – Porto Belo/Jardim das Flores – saída a cada 40 min do terminal e viagem de 30 minutos.

Mesquita Muçulmana Omar Ibn Al-Khattab

Foz do Iguaçu abriga a 2ª maior colônia árabe do Brasil.

Com isso, a Mesquita Muçulmana Omar Ibn Al-Khattab é um grande marco da cultura em Foz. 

Inaugurada em 1983 e com arquitetura imponente, a visita a Mesquita conta com um representante da comunidade que explica sobre o local e a religião.

Para entrar é preciso estar com roupas abaixo do joelho e que escondam os ombros, além de tirar os sapatos. 

E, para as mulheres, precisam usar um lenço sobre os cabelos, que é cedido gratuitamente na entrada. 

Então, reserve 30 minutos para a visita e, para ir de transporte público, pegue qualquer ônibus que passe na Av. JK, como 10, 55, 102 e outros, desça no ponto em frente ao Maxxi Atacado e caminhe.

Dica 

Delícias árabes
Aproveite a visita à Mesquita para degustar a gastronomia árabe na região. Em frente ao local, tem a imperdível Doceria Albayan. Além disso, no bairro, há o restaurante típico e simples Monjolo e também o tradicional Castelo Libanês. 

Mesquita Al-Khulafa al Rashidin

Apesar de pouco conhecida pelos iguaçuenses, a Mesquita Al-Khulafa al Rashidin, em Ciudad del Este, também é aberta ao público! 

Assim, você pode visitar outro templo muçulmano e conhecer ainda mais a cultura islâmica presente na Tríplice Fronteira.

Inaugurada recentemente, a construção da mesquita durou cerca de 4 anos e chama a atenção pela grandiosa cúpula branca de 18 metros de altura, além de duas torres com 35 metros cada.

E, assim como a Mesquita Omar Ibn Al-Khattab, é uma das maiores da América Latina!

Para realizar seu passeio, você também precisa tomar cuidado com as restrições, por exemplo, vestimentas, retirada dos sapatos e uso do véu pelas mulheres.

Então, se você deseja conhecer a mesquita, pegue um ônibus até Ciudad del Este. O templo está localizado na Avenida General Andrés Rodríguez 675 e tem atendimento 24 horas diariamente (exceto sábados).

Feirinha de Puerto Iguazú

Agora, que tal atravessar a ponte Tancredo Neves e apreciar a noite argentina? Um dos pontos turísticos mais procurados em Puerto Iguazú é a feirinha! 

Inclusive, é um ótimo local para conhecer a cultura argentina. Afinal, lá você encontra muitos produtos à venda, como azeitonas, queijos, azeites, alfajores, vinhos, doces de leite e diversas outras delícias.

Além disso, pode aproveitar um jantar charmoso e tranquilo e ainda experimentar pratos tradicionais do país, como as famosas empanadas.

Então, para chegar ao local, você pode pegar um ônibus fronteiriço no Terminal de Transporte de Foz do Iguaçu e seguir até a Avenida Brasil 530, N3370, centro de Puerto Iguazú.

Igreja de San Lucas

O Paraguai é um país de tradição muito católica e, por isso, conta com belas igrejas sendo, uma delas, a Igreja de San Lucas.

Assim, saindo do centro movimentado você chega à parroquia San Lucas, considerada a igreja mais bonita do Paraguai.

Além disso, a igreja conta com uma arquitetura muito bonita, sendo toda feita de mármore e com cores vibrantes.

E, ao lado da porta principal, está uma figura muito importante para a história do Paraguai: Nossa Senhora de Caacupé, a padroeira do país.

Então, para chegar à igreja, é só seguir pela Avenida Amado Benitez Gamarra, 7000. A igreja abre diariamente, das 07:30h às 17:30h.

Ah, e que tal aproveitar para conhecer a igreja e a mesquita no mesmo dia? Afinal, os dois templos estão a 10 minutos de distância de carro!

Curiosidade: 

O tríplice mate 

A bebida feita de erva-mate, que é consumida em cuia com bomba, é coisa séria por essas bandas! 

A tradição indígena nativa acredita que a Ilex paraguaiensis (nome científico da erva-mate) foi um presente dos deuses e, por isso, deram a ela o nome de ka’akarai, que significa folha sagrada

Os índios Guarani foram pioneiros na utilização da erva, que hoje é um elemento cultural da região e ganhou diferentes versões em cada país: 

  • Tereré no Paraguai, misturado com outras ervas e água gelada para refrescar, mais próximo da forma que os Guaranis consumiam
  • Chimarrão no Brasil, com erva moída mais fina e servida com água quente
  • Mate na Argentina, também quente, mas com erva moída mais grossa e com tempo de envelhecimento antes do consumo, o que deixa o mate mais amargo

As três versões costumam ser consumidas de forma compartilhada, proporcionando união entre as pessoas. 

Inclusive, se te oferecem, é esperado que você tome até o último gole antes de devolver a cuia!

Então, viu só como a cultura Foz do iguaçu e da Tríplice Fronteira é plural? Aqui, muçulmanos, católicos, budistas e outras culturas convivem tranquilamente. 

Além disso, você pode conhecer a cultura de três países diferentes em apenas um dia!

E aí, gostou das nossas dicas de pontos turísticos culturais em Foz do Iguaçu, Puerto Iguazú e Ciudad del Este? Agora, é só montar seu roteiro e planejar o passeio para a Tríplice Fronteira!

Ah, e se você acredita que existe algum ponto da cultura de Foz e fronteiras que precisa ser incluído na lista, deixe um comentário!