Local Planet

Cataratas do Iguaçu: Onde Fica, Ingressos e Como Curtir no Parque Nacional

As Cataratas do Iguaçu estão localizadas dentro do Parque Nacional do Iguaçu e são consideradas uma das 7 Novas Maravilhas da Natureza.

Assim, possuem nada menos que:

Além disso, em território do Brasil e Argentina, o Parque Nacional do Iguaçu é um verdadeiro oásis de Mata Atlântica.

Pois, além do espetáculo das águas, o local é lar para muitas espécies ameaçadas de extinção, como onça-pintada, puma, gavião-real, jacaré-de-papo-amarelo e outros.

Veja agora o guia completo do Local Planet com informações sobre as Cataratas do Iguaçu

Onde Ficam as Cataratas do Iguaçu?

As Cataratas do Iguaçu ficam na fronteira entre o Brasil e a Argentina, no Parque Nacional do Iguaçu e no Parque Nacional del Iguazú, respectivamente.

No lado brasileiro, a cidade que a abriga é Foz do Iguaçu, enquanto na Argentina é a cidade de Puerto Iguazú.

As quedas são formadas pelo rio Iguaçu que nasce no Brasil e flui em direção ao sul, fazendo parte da fronteira entre os dois países sul-americanos até desaguar no rio Paraná.

Aliás, o rio Iguaçu percorre uma distância significativa antes de formar as belas quedas das Cataratas, cortando o estado do Paraná e passando por algumas cidades, como Curitiba, por exemplo.

Como Chegar às Cataratas do Iguaçu?

Chegar às Cataratas do Iguaçu é muito fácil para quem mora ou está passeando por Foz do Iguaçu. 

Pois, apesar de ficar em uma região afastada de mata protegida, uma simples rota de 14km pela Av. das Cataratas conecta o centro de Foz com a entrada do Parque Nacional, localizado na BR 469, Km 18.

Sendo assim, basta escolher o meio de transporte mais adequado, como automóveis, aplicativos de transporte, Uber, ônibus municipal ou até bicicleta para ir até lá. 

Então, depois de passar pela bilheteria, um ônibus próprio do Parque te levará até o primeiro mirante para ver as quedas. 

Em seguida, basta continuar o trajeto a pé, em uma trilha simples de 1,2km de extensão.

Quando Custa o Ingresso para Entrar nas Cataratas do Iguaçu?

Para entrar nas Cataratas do Iguaçu, será necessário adquirir um ingresso cujo preço varia de acordo com a idade e a nacionalidade dos visitantes. Confira:

* O ingresso deve ser adquirido online ou nos totens de autoatendimento localizados na entrada do Parque Nacional.

Qual é a Importância das Cataratas do Iguaçu?

Podemos dizer que a importância das Cataratas do Iguaçu se dá em diversos aspectos, tanto no sentido natural, quanto cultural, científico, patrimonial e econômico. 

Em primeiro lugar, ela é mundialmente conhecida por sua beleza e imponência.

Isso faz com que o local atraia milhares de turistas para a região, um dos principais fatores de movimento da economia local, colocando Foz do Iguaçu nos primeiros lugares do ranking das cidades mais visitadas do país.

Além disso, as Cataratas se situam sobre o Aquífero Guarani – uma das maiores reservas globais de água subterrânea – e o Parque Nacional é reconhecido como uma das últimas áreas preservadas da Mata Atlântica e como a maior reserva de floresta pluvial subtropical em escala mundial.

Sendo assim, em 1986, as Cataratas foram declaradas patrimônio natural pela UNESCO, o que elevou sua importância natural e incentivou ainda mais a gestão sustentável da área. 

Então, as entidades ligadas ao Parque Nacional têm o compromisso de preservar a fauna e flora ao redor das quedas, sem deixar de proporcionar o acesso democrático e uma experiência única aos visitantes.

Para você ter uma ideia, segundo o IPHAN, o parque abriga:

O rio Iguaçu, por sua vez, é uma fonte importante de recursos hídricos para Foz do Iguaçu e as cidades vizinhas.

Por fim, o local oferece oportunidades para estudar ecossistemas naturais, processos geológicos e diversas formas de vida, contribuindo para o avanço do conhecimento nas áreas de biologia, geologia e conservação.

O que Fazer no Parque Nacional – Cataratas do Iguaçu

Caminhada e Vistas Panorâmicas

A principal atração do lado brasileiro do Parque Nacional em Foz do Iguaçu é a Trilha das Cataratas, que acompanha o Rio Iguaçu e tem vistas panorâmicas de tirar o fôlego. 

O caminho é curto, com apenas 1.200 metros, então aproveite desde o começo! 

No final, uma passarela leva até a Garganta do Diabo, permitindo ver e sentir as Cataratas bem de perto – costuma molhar bastante. 

A trilha pode ser feita por pessoas de todas as idades, pois é pavimentada, com escadas e maior parte em descida. Além disso, é possível acessar mirantes por meio de rampas ou elevador, que ficam no ponto final do ônibus.

Dica

Para curtir o pôr do sol nas Cataratas do Iguaçu, fique até o final do dia dentro do Parque Nacional e pegue o último ônibus às 17h30. Essa é uma dica de ouro, já que a maioria das pessoas acha que o parque fecha às 16h, quando na verdade esse é o horário da bilheteria

Passeios Aquáticos com Macuco Safari

Uma das experiências pagas à parte mais populares das Cataratas do Iguaçu é o passeio de barco pelo Rio Iguaçu. 

Assim, do lado brasileiro, o Macuco Safari inclui um pequeno trecho em carro elétrico pela mata e um tour de 30 minutos com bote inflável pelo rio. 

E, ao escolher a opção “com emoção”, o barco chega muito perto de uma queda d’água e toma-se um belo banho. Que tal?

Outra opção adicional ao Macuco é a experiência de cachoeirismo, com uma descida de 20 metros de rapel nas águas do Salto Macuco.

Passeio de barco pelas Cataratas do Iguaçu é uma ótima forma de sentir a energia do rio e das quedas bem de perto

Andar de Bicicleta ou a Pé

Você pode também caminhar, correr ou pedalar ao lado da estrada que dá acesso às Cataratas do Iguaçu.

O trajeto tem cerca de 11 km de ida, com acostamento e pista de paver – ainda não finalizada. E, não se entra em trilhas, mas dá para observar a fauna e flora. 

Assim, compre seu ingresso normalmente e siga sem embarcar no ônibus. 

Para aluguel de bicicleta Bike Center:

Vista Aérea com Voo de Helicóptero

Para ver as Cataratas do Iguaçu de outro ângulo, tem o voo de helicóptero feito pela Helisul, que leva cerca de 10 minutos e permite curtir bem o visual!

Qual a Melhor Época do Ano para Visitar as Cataratas do Iguaçu?

Em geral, todas as épocas do ano são propícias para visitar as Cataratas do Iguaçu. 

Tudo vai depender das suas preferências pessoais, especialmente no que diz respeito à temperatura e ao que você espera ver do nível do rio e da quantidade de água nas quedas.

Primavera – Setembro a Dezembro

Na primavera, que vai de setembro até dezembro, os períodos de chuva se intensificam, aumentando exponencialmente o volume de água. 

Em outubro de 2023, por exemplo, a vazão subiu de 1.500.000 litros por segundo, para impressionantes 24,2 milhões de litros por segundo. 

Apesar de ser um espetáculo à parte, há o risco da passarela que leva à Garganta do Diabo ficar interditada. No entanto, é possível aproveitar o restante do passeio.

Verão – Dezembro a Março

O verão em Foz do Iguaçu é extremamente quente, perfeito para um passeio em meio à mata.

Inclusive, é possível se refrescar com os sprays de água proporcionados pelas quedas  das Cataratas ao passar pela passarela da Garganta do Diabo.

No entanto, o período que vai de dezembro até março registra os maiores índices de visitas no Parque Nacional. 

Portanto, se você não é um grande fã de filas e multidões, evite a alta temporada.

Outono e Inverno – Março a Setembro

Por fim, os meses de outono e inverno, que vão do final de março até meados de setembro, são marcados por períodos de secas que tornam a vazão do rio mais baixa.

Mas, não menos impressionantes, ok?! Aliás, é o momento mais propício para visualizar bem a silhueta da Garganta do Diabo, já que o spray de água diminui nesse período.

Mesmo assim, se você pretende se aventurar na passarela principal, recomendamos que leve uma capa de chuva ou uma muda extra de roupas, para finalizar o passeio aquecido e confortável.

Onde Comer nas Cataratas do Iguaçu

lanchonetes ao longo da Trilha das Cataratas e no ponto final do passeio. Funcionam das 9h às 17h, com preço médio ($$)

Há também o restaurante Porto Canoas, com buffet livre de comida brasileira no almoço.

Além disso, dentro do Hotel das Cataratas há dois restaurantes e um bar que também são abertos para não hóspedes – seja para refeições, apenas uma bebida ou lanche.

O Que Levar para as Cataratas do Iguaçu

Como chegar nas Cataratas do Iguaçu –  Parque Nacional do Iguaçu

Mapa Parque Nacional do Iguaçu

Fonte: https://cataratasdoiguacu.com.br/mapas/

História das Cataratas do Iguaçu

A história das Cataratas do Iguaçu retorna ao período pré-colonial, quando a região era habitada pelos indígenas Guaranis, que a consideravam um local sagrado.

No século XVI, os primeiros europeus liderados por Álvar Ñunes Cabeza de Vaca avistaram as quedas enquanto navegavam pelo Rio Iguaçu em uma tentativa de chegar a Assunção, capital do Paraguai. 

Esse momento foi relatado e publicado em seu livro, fazendo de Cabeza de Vaca o primeiro a divulgar as Cataratas do Iguaçu para o mundo.

Mas, foi apenas no século XIX que a região começou a ser explorada, tornando-se colônia militar.

Por volta de 1900, a área foi cedida a um uruguaio chamado Jesús Val, tornando-o dono das Cataratas do Iguaçu. Dá para acreditar?

Mas, felizmente, a posse não durou muito tempo, já que um pedido de desapropriação foi enviado ao governador do Paraná. 

Assim, um nome famoso que fez parte desse momento importante foi Santos Dumont. 

Então, em 1939, o Decreto-Lei n° 1035 do governo Getúlio Vargas oficializou a criação do Parque Nacional, tornando-se Patrimônio Mundial da UNESCO em 1989 e uma das 7 Maravilhas Naturais em 2012!

Curiosidade: o que o Santos Dumont está fazendo nas Cataratas do Iguaçu?

Perto do ponto final do ônibus do parque há uma estátua do Santos Dumont – brasileiro que foi o 1º a criar e decolar em um avião impulsionado por motor. 

Santos Dumont teve um grande papel na criação do Parque Nacional do Iguaçu. Pois, o “pai da aviação”, visitou o local em 1916, quando ainda era propriedade privada do fazendeiro uruguaio Jesus Val, e usou sua influência para pressionar o governador da época a desapropriar as terras e torná-la pública. 

Assim, o Parque Nacional foi oficializado mais de 20 anos depois, em 1939.

Então, repleto de história, preservação e uma imensidão de belezas naturais, o Parque Nacional do Iguaçu é um passeio para além do turístico, é uma experiência inesquecível que com certeza você carregará na mala e nas memórias de Foz do Iguaçu.

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre as Cataratas do Iguaçu? Esperamos que agora você esteja preparado para um passeio emocionante em um dos locais mais surpreendentes da natureza.

E, se você já visitou o local e já se deixou encantar pela beleza natural das quedas e da mata, compartilhe nos comentários suas recomendações com outros visitantes!

Confira em nosso blog diversas outras dicas locais sobre Foz do Iguaçu.

Imagens: Local Planet e Zig Koch – MTur

Sair da versão mobile