Escolher um carro para viagem é o primeiro passo para quem quer liberdade, autonomia e aventura nas estradas.
Afinal, seja rodando pelo Brasil ou cruzando fronteiras rumo a novos horizontes, escolher o modelo certo impacta diretamente no conforto, segurança e praticidade da sua jornada.
Então, se a sua ideia é morar no carro, montar uma camper ou apenas curtir viagens mais longas com tranquilidade, este guia vai te ajudar.
Aqui reunimos tudo o que aprendemos em nossa viagem de seis meses pela América do Sul para te mostrar como encontrar o melhor carro para viagem longa — do tipo de combustível ao espaço interno, passando por adaptações e dicas de manutenção.
Continue a leitura e saiba mais!
Qual o Melhor Carro para Viagem?
Não existe um único modelo que seja o melhor carro para viagem longa.
Afinal, a resposta depende do seu perfil de viajante, do tipo de estrada que você pretende enfrentar e de como deseja usar o carro durante a viagem.
Assim, se o plano é fazer longas travessias por estradas de terra, dormir no carro e carregar bastante equipamento, então uma caminhonete adaptada ou um SUV robusto com bom espaço interno pode ser ideal.
Já para quem busca conforto urbano, sedans e minivans podem atender bem, desde que você planeje bem os pontos de parada e hospedagem.
No nosso caso, a escolha da Nissan Xterra foi baseada na possibilidade de adaptá-la como casa sobre rodas.
Mas, já vimos viajantes felizes com kombis, motorhomes, vans e até motos — ou seja, o melhor carro para viagem é aquele que combina com sua jornada.
O que é um Carro Adaptado para Viagem?
Um carro adaptado para viagem é aquele que passa por ajustes específicos para atender às necessidades do viajante.
Isso pode incluir conversão do interior para incluir cama, armários, reservatórios de água, fogareiro portátil e até energia solar.
No nosso projeto, transformamos a parte de trás da camionete em uma espécie de micro-motorhome, com cama de casal, gavetões para roupas e utensílios de cozinha. Tudo pensado para garantir praticidade, conforto e autonomia.
No entanto, essas adaptações não precisam ser luxuosas, basta que sejam funcionais. E o melhor: com criatividade e planejamento, é possível montar seu carro de viagem home gastando bem menos do que em um motorhome tradicional.
O que Considerar para Escolher o Melhor Carro para Viagem Longa?
Alguns critérios são fundamentais na escolha de um carro bom para viagem longa.
Veja os principais:
- Espaço interno e possibilidade de adaptação: fundamental se pretende dormir no carro ou carregar muitos itens
- Tipo de combustível: diesel costuma ter melhor rendimento e mais robustez, especialmente para viagens longas e com carga.
- Tração 4×4 ou 4×2: depende do tipo de terreno; 4×4 não é essencial, mas pode evitar perrengues.
- Facilidade de manutenção e peças de reposição: busque carros populares ou com mecânica simples, especialmente se vai cruzar fronteiras.
- Histórico do carro (se usado): faça vistorias, leve ao mecânico e compre com consciência.
- Consumo de combustível: claro, quanto mais econômico, melhor para o bolso.
E, claro, teste o carro antes da grande viagem!
Um final de semana na estrada pode te dar bons insights sobre conforto, dirigibilidade e eventuais ajustes que ainda precisam ser feitos.
Carro para Viagem Longa: Nosso Checklist para Escolha
Fizemos uma viagem de carro durante 6 meses pela América do Sul. E, para fazer isso, queríamos trocar a Mitsubishi TR4 que tínhamos por uma camionete.
Assim, nosso principal pré requisito era ter espaço suficiente para fazer uma “casinha” dentro, com direito a cama de casal e espaços de armazenamento – já que o plano era morarmos dentro do carro durante a viagem.
Então, estávamos considerando os seguintes modelos: Defender da Land Rover, uma Hilux SW4 da Toyota e uma Nissan Xterra, que acabou sendo a nossa escolha.
Portanto, veja aqui os critérios de seleção que usamos!
1. Diesel ou gasolina?
Nós optamos por motor a diesel e ressaltamos o lado bom e ruim de nossa escolha:
- Pontos positivos: tem mais força em velocidade baixa, consumo mais baixo de combustível, motor mais robusto e durável, também facilidade em encontrar bons mecânicos na estrada – já que caminhões são a diesel
- Pontos negativos: preço do carro costuma ser mais caro,maior produção de poluição, barulho dentro da cabine é mais alto (porém logo nos acostumamos), dificuldade em dar partida no frio e altitude.
E, sobre esse último ponto, vale dizer que levamos a camionete ao extremo, pegando altitudes acima de 5.000 m e temperaturas abaixo de zero.
Ou seja, foi difícil dar partida inúmeras vezes e tivemos problema no alternador a cada 2 meses, mais ou menos.
Mas, mesmo com esses perrengues, o carro não nos deixou na mão.
Nossa brava camionete a diesel em condições extremas
2. Tração 4×4, Necessário ou Não?
Posso dizer que na grande maioria das vezes, mesmo em viagens mais duras, o 4×4 não é imprescindível.
Contudo, te oferece mais confiança em terrenos desconhecidos, sobretudo quando resolver entrar naquela quebrada sem saber exatamente o que vai encontrar.
Por exemplo, como tínhamos tração 4×4, embarcamos com nossa camper na subida do vulcão Lazcar no Deserto do Atacama, a 5.000m de altitude.
No entanto, na maioria das vezes um 4×2 seria o suficiente, podendo estacionar o carro quando encrencar demais e seguir caminhando.
Além disso, bons pneus com perfil off-road podem ser uma saída para compensar um pouco a inexistência de tração nas 4 rodas, se for o caso.
3. Vai Dormir no Carro? Melhor Dentro Dele ou Fora com Barraca?
Depois da nossa experiência morando 6 meses em nosso carro, a gente recomenda, e muito, ter espaço para dormir.
Pois, além de ser bastante econômico, é muito prático também! Ter a liberdade de ficar em camping ou estacionar em local seguro e ter a sua cama, com seus travesseiros e roupa de cama é muito bom.
Ou seja, nós optamos por dormir dentro, porque achamos que seria mais discreto e seguro (uma barraca no teto parece chamar muita atenção, na nossa opinião).
Então, achamos que para a gente dormir dentro foi a escolha certa, porque dormimos várias vezes em locais públicos, como postos de gasolina por todo caminho e até no estacionamento de um aeroporto na Bolívia, e nos sentimos tranquilos.
Nossa cama dentro da camper, optamos por ser mais discreto e seguro.
Um ponto negativo da nossa escolha e de termos escolhido uma camionete ao invés de uma van, foi abrir mão de ter espaço interno para a “cozinha” ou “sala” em dias frios – que foram muitos em todo altiplano da América do Sul.
Mesmo assim, curtimos demais viajar de camionete/camper e não teríamos feito uma escolha diferente.
Mas lembre-se, contamos da nossa experiência na tentativa de ajudar nesse quesito mas, na verdade, é bem pessoal.
Conversão da nossa camionete Xterra em camper, com gavetões para cozinha e roupas
4. Novo ou Usado?
Talvez por insegurança muitas pessoas acabam optando por comprar um modelo simples novo ao invés de um robusto e usado.
Mas, tomando os cuidados certos, comprar um usado pode valer bastante a pena. A nossa Xterra, por exemplo, compramos usada e pagamos um valor similar ao de um carro popular novo.
Por outro lado, conhecemos na estrada um casal da Nova Zelândia que comprou uma camionete usada no Chile e estavam tendo problemas durante toda a viagem.
Portanto…
Se optar por comprar um carro usado, tome cuidados extras:
- Ao comprar um carro usado, não deixe de realizar vistoria em empresas especializadas. Assim, você minimiza os riscos de comprar um carro que já sofreu um acidente grave
- Indispensável também levar o carro em um mecânico de confiança, para levantar o veículo e olhar por baixo, avaliar o motor – nem que você pague por isso. Quanto mais rodado o carro, mais atenção é necessária
A nossa Xterra é ano 2005 e já tinha 180.000 Km rodados quando compramos.
Assim, tomamos todos esses cuidados e fizemos revisão e troca de peças super caprichada depois da compra.
Os cuidados valeram a pena, pois rodamos por 20.000Km em nossa viagem de 6 meses com tranquilidade!
5. Busque por Carro com Mecânica Simples
Carros com muitos eletrônicos ou mecânicas mais complexas podem exigir mão de obra mais especializadas, que podem ser difíceis de encontrar em cidades pequenas.
Isso sem falar que o custo da manutenção tende a ser mais barato em mecânica simples e encontrar peças de reposição também.
Em oficina mecânica no norte da Argentina
6. Pesquise sobre Peças de Reposição
Priorize facilidade em encontrar as peças de reposição nos locais por onde irá passar na viagem.
Para isso, basta pesquisar na Internet, conversar com mecânicos ou os próprios vendedores em lojas de autopeças para levantar essa informação.
Afinal, modelos e marcas difíceis de encontrar vão exigir que você compre e leve peças de sua cidade.
7. Peça Opinião de Proprietários do Carro
Conversar com outros proprietários do mesmo modelo de carro também pode ajudar.
Por exemplo, sites como Webmotors possuem classificação de desempenho de veículos, onde proprietários os avaliam.
Dica:
Pode parecer óbvio, mas importante ressaltar: antes de partir para uma viagem longa, teste o carro escolhido em uma viagem curta antes, para ter certeza que pode confiar.
8. Coloque o Pé na Estrada!
Viajando pela América do Sul vimos pessoas a bordo dos mais variados veículos:
- Kombis
- Jeeps
- Motorhomes
- Pick ups adaptadas
- Motos, Bicicletas e até de Vespa!
Veja mais viajantes e seus carros, para te inspirar a cair na estrada também:
Kombi de amigos da Argentina e Chile, que viajam com filho de 4 anos (projeto Vivir para Viajar en Kombi).
Nós do Local Planet com a família argentina Los Carrascos. Converteram uma van em motorhome e o objetivo deles é chegar ao Alasca, rodando por 3 anos.
Toyota Land Cruiser mega equipada (pronta para qualquer rally) de amigos austríacos, com cama de solteiro dentro e outra em cima, com Air Top.
Pickup com camper em cima, de casal alemão que já estava viajando há 1 ano pela América do Sul. Nos conhecemos nesse camping na Bolívia.
Toyota Land Cruiser adaptada e com a camper mais sagaz que vimos na viagem! Eles são da França e estão curtindo a aposentadoria viajando pela América do Sul e praticando fotografia amadora
Quer se aventurar além da viagem de carro? A bordo de uma Vespa, esse casal da Colômbia estava na estrada há 9 meses quando os conhecemos em Uyuni (projeto Callejeros Sudamerica)
Ou então fazer uma viagem de bicicleta, como esse casal da França? Tudo é possível!
Enfim, vale a pena pesquisar e planejar, mas o mais importante mesmo é partir!
Dicas para Fazer uma Viagem Tranquila de Carro
Depois de escolher o carro ideal, algumas atitudes simples podem garantir uma viagem mais segura e tranquila:
- Faça uma revisão completa no veículo antes de partir, verificando freios, suspensão, pneus, óleo e filtros.
- Tenha um kit de ferramentas básicas, estepe em boas condições, triângulo e extintor regularizado.
- Planeje seu roteiro, mas mantenha uma margem de flexibilidade para mudanças de planos ou pausas inesperadas.
- Tenha um bom app de navegação offline ou mapas impressos para regiões sem sinal.
- Mantenha sempre uma garrafa d’água, lanches leves e documentos à mão.
- E o mais importante: aproveite cada quilômetro! A estrada é parte da jornada, não só o caminho até o destino.
Então, está pensando em colocar o pé na estrada? Continue navegando pelo Local Planet para mais dicas sobre viagem, carro adaptado, vida outdoor e autoconhecimento — tudo o que você precisa para explorar o mundo com liberdade e propósito!