Ícone do site Local Planet

O Que Fazer no Paraguai: Pontos Turísticos, Ecoturismo, Gastronomia e História

Ao pensar o que fazer no Paraguai, muitas pessoas lembram apenas das compras – que realmente costumam atrair milhões de pessoas por ano.

No entanto, além do centro comercial de Ciudad del Este, há diversos atrativos turísticos e também o lado paraguaio da Usina Hidrelétrica Itaipu.

Assim, o Paraguai e seus pontos turísticos podem te surpreender e deixar a sua viagem ainda mais incrível.

Então, se você quer trazer novas experiências na bagagem, que tal continuar lendo o nosso conteúdo com dicas locais?

Confira!

O que Fazer no Paraguai: Dicas de Ponto Turístico no Paraguai

Conhecer cada ponto turístico do Paraguai vai trazer uma percepção mais real do país, além, é claro, de acrescentar, e muito, nas suas experiências de viagem.

Afinal, não são apenas as compras no Paraguai que definem o país, mas, sim, o ecoturismo, a gastronomia e, principalmente, sua história.

Portanto, veja as nossas dicas do que fazer no Paraguai:

Saltos del Monday 

Apenas a 10 km do centro Ciudad del Este, em Presidente Franco, há o Saltos del Monday, um conjunto de 3 imponentes cachoeiras com 40 m de altura.

Além disso, há trilhas no meio da mata preservada, circuito de arvorismo, tirolesa, mirantes e paredes rochosas onde dá para fazer escalada e rapel.

Lado Paraguaio da Usina Hidrelétrica de Itaipu

Construída entre 1975 e 1982, a Usina Hidrelétrica de Itaipu é uma parceria entre Brasil e Paraguai e está entre uma das maiores obras arquitetônicas do mundo. Assim, é atualmente  a maior usina em produção anual de energia elétrica.

A entrada da Usina para os visitantes do lado paraguaio fica a cerca de 14km da Ponte da Amizade.


E, assim como no lado Brasileiro, a visita a Itaipu pelo lado paraguaio inclui o passeio panorâmico, com vista privilegiada em um ângulo diferente do brasileiro, que nos leva até o mirante do lado paraguaio, ao lado do vertedouro da represa.

Além disso, a orla da Usina Hidreletrica de Itaipu oferece ao público um espaço ao ar livre com várias opções de lazer como ciclovias, pistas de caminhada, parque infantil, espaços para exercícios físicos e áreas de descanso.

Também há o Refúgio Biológico Mbaracayú, que é famoso pelo seu programa de restauração ecológica em nível regional. O refúgio é destaque no compromisso de preservação da usina.

O ponto de partida do circuito turístico é a trilha “La Esperanza” de 970 metros lineares e, ao final, você pode visitar o Centro de Interpretação, o cais e o mirante para observação de aves.

Assim, a visita inclui o conhecimento da história, construção, programas ecológicos e curiosidades sobre a Itaipu.

Além disso, há outros passeios que podem ser feitos no lado paraguaio da Usina Itaipu, como:

Missões Jesuíticas no Paraguai

A 3h de viagem da fronteira, ficam as ruínas jesuíticas de Encarnación, as mais famosas do Paraguai.

Afinal, o Paraguai é o país com maior número de vestígios da época em que os padres evangelizavam os índios Guaranis e, uma delas, são as ruínas Jesús de Tavarangüé, fundadas em 1685 e declaradas Patrimônio da humanidade pela Unesco em 1993.

Veja como visitar as ruínas no Paraguai:

Para chegar às ruínas, vá ao terminal rodoviário de Encarnación e embarque em um ônibus para Ciudad del Este. 

Importante certificar se a rota passa pela entrada das ruínas.

Assim, desça no KM 28 e siga as placas pelo vilarejo de Trinidad e, após 15 minutos, é possível já ver o acesso às ruínas.

Restaurantes em Ciudad del Este

O Paraguai pode surpreender com sua gastronomia ampla em seus pratos tradicionais e populares.

Por isso, trouxemos aqui alguns restaurantes em Ciudad del Este para você conhecer:

Como Chegar no Paraguai – Ciudad del Este

Como Chegar à Ciudad del Este

Ônibus: para ir de Foz a Ciudad del Este com a linha municipal, pegue o ônibus “Ponte da Amizade”, desça na parada antes da ponte e atravesse-a a pé. Ou com a linha internacional, em frente ao Terminal de Transporte Urbano, pegue o ônibus “Brasil – Paraguai” e desça em Ciudad del Este.

A pé: a Ponte da Amizade tem apenas 550 metros de comprimento e possui passarelas protegidas para os pedestres. Assim, a dica é ir de ônibus ou táxi até próximo à aduana brasileira, no bairro Vila Portes e, de lá, seguir a pé. A travessia leva aproximadamente 15 minutos. 

Aplicativos de transporte: não estão autorizados a fazer corridas internacionais. 

Táxi: como é uma viagem internacional, custa um pouco mais caro.

Moto táxi: outra opção muito comum na fronteira. Os motociclistas costumam ficar ao lado da aduana. A corrida é mais barata e costuma ser mais rápida, principalmente quando tem fila.

Carro: se for fazer compras, pode deixar o carro em estacionamento privado na Vila Portes (bairro de Foz ao lado da Ponte da Amizade), para seguir a pé. Ou deixar em estacionamento privado em Ciudad del Este – nesse caso, tenha as documentações do veículo em dia com você para evitar problemas caso seja parado por um guarda.

Documentos para Entrar no Paraguai

As aduanas brasileira e paraguaia raramente pedem documentos, mas é importante ter:

Então, gostou de conhecer um pouco mais sobre o Paraguai? Aproveite as nossas dicas e informações para curtir ainda mais essa experiência!


Tem mais algum ponto turístico no Paraguai que te encantou? Conte aqui pra gente!

Sair da versão mobile