Ícone do site Local Planet

Marco das Três Fronteiras: História e Cultura na Tríplice Fronteira

O Marco das Três Fronteiras é um ponto geográfico estratégico, de onde é possível ver o encontro entre Brasil, Paraguai e Argentina

Assim, são  separados apenas pela confluência de dois imponentes rios. O rio Iguaçu, que nasce em Curitiba, capital do estado, mergulha nas Cataratas do Iguaçu e desemboca exatamente ali, no gigante Rio Paraná – o 2º maior rio da América do Sul. Esse, por sua vez, segue seu curso passando sob a Ponte da Amizade, que liga o Brasil ao Paraguai.

Portanto, o Marco das Três Fronteiras é um dos locais com o pôr do sol mais lindo de Foz do Iguaçu. Então, aproveite para ir no fim da tarde e apreciar a vista!

Acompanhe agora as dicas e informações que separamos para vocês sobre o Marco das 3 Fronteiras

Marco das 3 Fronteiras: Horário, Preço do Ingresso e Endereço

O que Fazer no Marco das Três Fronteiras – Atrações do Lado Brasileiro

O Marco 3 Fronteiras nasceu como símbolo da amizade entre os três países da fronteira. 

Então, do lado brasileiro, um obelisco foi construído em 1903 e mais tarde pintado com as cores da bandeira do Brasil. Dali dá para ver os obeliscos da Argentina e Paraguai, além do encontro dos rios Iguaçu e Paraná.

Assim, para as visitas ao Marco, foram adicionadas novas atrações na revitalização feita em 2015, como o Memorial Cabeza de Vaca, onde é exibido um filme curto sobre a história e geografia da região. 

E, também, a reprodução de uma Missão Jesuítica – que eram locais onde viviam padres jesuítas e indígenas nos séculos 16 e 17 (ainda existem ruínas de várias Missões, a 250 km de Foz do Iguaçu, no Paraguai e Argentina). 

E, se você quer curtir o Marco das Três Fronteiras com crianças, o local possui um grande parque infantil feito de madeira, as crianças gostam muito!

Além disso, lá acontece o show de dança com apresentação de minueto europeu, danças típicas das três fronteiras e a Lenda das Cataratas.

Como Ir ao Marco das Três Fronteiras

Onde Comer no Marco das 3 Fronteiras

O restaurante Cabeza de Vaca tem vista panorâmica e serve petiscos, pratos e bebidas.

Além disso, há, também, a praça de alimentação, servindo crepes, tapiocas, churros e mais. Pessoas locais gostam de curtir o fim de tarde ali, tomando um chopp.


Curiosidade! Quem foi Álvar Nuñez Cabeza de Vaca? 

O conquistador espanhol foi o 1º homem branco a chegar às Cataratas do Iguaçu, em 1542. 

E, após ser nomeado governador da então Província do Rio da Prata e do Paraguai, Cabeza de Vaca partiu em uma expedição que saía do litoral catarinense e seguia rumo à Assunção. 

Assim, o desbravador, que tem sua história marcada pelo processo de colonização mais pacífico que de outros dirigentes, foi então guiado por índios guaranis até as majestosas quedas.

Gostou do post? Compartilhe com quem ama história e quer visitar o Marco das Três Fronteiras em sua próxima visita a Foz.
Ah! E deixe registrado aqui nos comentários a sua experiência no Marco das 3 Fronteiras, vamos adorar!

Sair da versão mobile